quarta-feira, 11 de maio de 2016

Santa Cruz - Do fundo do poço ao renascimento


Setembro de 2010, o Santa Cruz perdia para o Guarany de Sobral por 2 a 0 e era eliminado da Série D, a quarta divisão, a ultima divisão do futebol profissional no Brasil, além disso, as contas do clube estavam no vermelho e as (poucas) receitas de bilheteria foram penhoradas. Maio de 2016, o Santa Cruz conquistou a volta a Série A, conquistava o principal título da sua história, a Copa do Nordeste e na semana seguinte, conquistou também a o bicampeonato do Campeonato Pernambucano em cima do principal Rival, o Sport Recife.

Levantando esses troféus, o Santa Cruz consolidou uma história de superação que culminou com a volta à Serie A do Brasileirão após dez anos e nesse processo de colocar o clube novamente na principal divisão do futebol brasileiro, a sua torcida foi o principal integrante para a reconstrução do clube e a atual gestão do Santa Cruz promoveu uma grande mudança no time e em 2015, quando assumiu o comando do clube, o presidente Alírio Morais avisou logo que na sua administração a relação com a torcida coral seria horizontal, direta e prioritária. E assim tem sido.

Apesar da grande gestão do atual presidente e ajuda de sua torcida, a reconstrução do clube pernambucano começou em 2011, quando disputava a Serie D pelo segundo ano consecutivo, tendo a força de sua torcida tendo a maior média de todas as divisões e em outubro, o clube garantia a vaga da Série D, porém perdia o título para o Tupi de Minas Gerais e Entre 2011 e 2013, o clube conquistava também o Tricampeonato Pernambucano e no ano do Tri, o Santa conquistava o título da Série C, em cima do Sampaio Correa do Maranhão dentro do Arruda para a alegria da sua torcida. Em 2014, o clube completou 100 anos, mas não conseguiu o pernambucano, perdendo para o Sport e bateu na trave no acesso a Séria A, mas em 2015, com uma reformulação da diretoria e da equipe, com Alirio Moraes que assumiu a presidência do clube o Santa voltou a conquistar o estadual e no segundo semestre enfim voltaria a elite do futebol brasileiro, vencendo o Mogi Mirim e em 2016, mesmo não começando bem a temporada vinha enfim a glória: a Copa do Nordeste e o bicampeonato estadual para a alegria de sua torcida tão apaixonada pelo clube.

O renascimento do Santa Cruz não foi do dia para noite. Diretoria e torcida se uniram para colocar o clube em seu devido lugar, veio o programa de sócios, chegando a 13 mil associados, além disso,  após 13 anos, trouxe de volta atacante Grafite, campeão da Libertadores e do Mundial pelo São Paulo em 2005 jogador da Copa de 2010 pela Seleção Brasileira, que foi um dos hérois na volta à Série A, mas a chegada do atacante só foi possível por meio de parcerias e com isso as receitas aumentariam. Em 2015, com uma arrecadação de R$ 15 milhões, entre bilheteria, patrocínio e direitos de televisão. Em 2016 e a previsão estimada é de R$ 40 milhões pela disputa da Série A, Copa do Brasil e Copa Sulamericana.

Quando o Santa Cruz estava preso na quarta divisão do futebol brasileiro, dificilmente algum torcedor imaginou que em pouco tempo a situação do clube seria tão boa. Desde 2011, quando os pernambucanos deixaram a Série D para trás, até o dia dois de maio de dois mil e quinze, o clube reconquistou seu status de time de primeira divisão, venceu cinco edições do campeonato estadual em seis anos. O clube chegou muito próximo do fundo do poço, e nada como um inédito título regional e mais um estadual para servir de exemplo para o resto do país que estaria de volta a elite do futebol brasileiro, com a importância sublinhada por Grafite, que voltou com o objetivo claro de ser campeão e conseguiu. “Com certeza para mim é o maior título”, disse, em entrevista ao Esporte Interativo.
Ainda é muito cedo para imaginar o futuro do clube, pois vimos um presidente correndo atrás, falando ao torcedor que acreditem, devem vir novos reforços, melhorar o Arruda e captar investimentos, além de uma cota de TV melhor para que o clube seja um dos principais clubes do Nordeste e no Brasil. Claro que torcedor apaixonado pode acreditar, pode sim sonhar com uma Copa no Brasil, uma vaga na Libertadores e até mesmo um título intercontinental com a Sulamericana. O Santa Cruz está indo no caminho e com a ajuda da diretoria e da torcida, outras noticias boas irão acontecer e que setembro de 2010 sirva de exemplo para muitos clubes e nós mesmos no dia a dia.


Joseclei Nunes (@JosecleiNunes) é fundador e editor do blog Futebol Retrô. Escritor, graduando em História. Ama futebol, política, escolas de samba e um bom papo de botequim.

Curta nossa Página: Jovens Cronistas! (Clique)

0 comentários to “Santa Cruz - Do fundo do poço ao renascimento”

Postar um comentário

 

Razão & Cultura Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger