quinta-feira, 27 de outubro de 2016

50 motivos para você votar em Marcelo Freixo


Faltam poucos dias para as eleições e poucos dias para você que votou em outro candidato no primeiro turno ou que ainda não decidiu em quem votar. Seu voto será muito importante para o futuro da sua cidade que esteve nas mãos de Cesar Maia e Eduardo Paes por 16 anos. Agora temos opção e o nome é Marcelo Freixo.

Freixo é o candidato que vem com uma nova política para nossa cidade e a solução para as regiões mais abandonadas pelo poder público, além disso, não governará junto com partidos como PMDB, com a extrema-direita que é PSC, contra o fundamentalismo religioso do Silas Malafaia e Edir Macedo e contra tudo de ruim que acontece nessa cidade.
Abaixo listei os 50 motivos para você votar em Marcelo Freixo como algumas de suas propostas:

1 - Marcelo Freixo tem apoio de simpatizantes de causas feministas, pró-LGBT e descriminalização da maconha. Tem apoio de artistas e também tem apoio de líderes de comunidades, de pessoas removidas, do sindicato de professores, de sindicato de garis, de militantes do movimento dos sem teto.

2 - Seu programa de governo foi elaborado com o auxílio de moradores da cidade do Rio de Janeiro e de acadêmicos.

3 - Acredito que Freixo tem a forma de gerir a cidade, precisando mudar, tornando uma cidade menos excludente, com uma gestão mais participativa e voltada para o cidadão.

4 – Foi eleito como deputado estadual mais votado do Brasil, em 2014 e está em seu terceiro mandato na Assembleia Legislativa, sendo eleito a primeira vez em 2006 como o mais votado de seu partido e reeleito quatro anos depois, desta vez como segundo mais votado do estado. É o atual presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania da ALERJ.

5 - Ganhou notoriedade nacional quando presidiu a CPI das milícias, sendo inclusive, homenageado no filme Tropa de Elite 2. Também presidiu a Comissão Parlamentar de Inquérito do tráfico de armas e seu protagonismo na luta contra o crime organizado lhe rendeu diversas ameaças de morte, obrigando-o a passar 15 dias de exílio na Europa.

6 – Vai criar uma Empresa Pública de Transportes, realizando o planejamento com gestão e fiscalização do sistema de transportes.

7 – Vai reorganizar de forma participativa as linhas de ônibus para que o sistema atenda as reais necessidades da população e extinguir a dupla função de motorista-cobrador de ônibus.

8 – Vai expandir as ciclovias e instalar bicicletários nas estações de trem, metrô e BRT, além de reformar as calçadas e praças para garantir o direito de acessibilidade às pessoas com mobilidade reduzida.

9 – Vai democratizar a gestão das políticas públicas de saúde, incentivando a criação de conselhos gestores em cada unidade e ampliar o acesso aos medicamentos distribuídos pelo SUS.

10 - Vai aumentar a capacidade de atendimento das UPAs municipais, garantindo ortopedistas e pediatras em todas as unidades, começando pelas zonas Norte e Oeste e ampliar a rede de médicos, enfermeiros e agentes comunitários para aumentar a cobertura das políticas de Saúde da Família, começando pelas zonas Norte e Oeste.

11 – Vai ampliar a rede substitutiva de serviços de saúde mental (dispositivos de residenciais terapêuticos, CAPS III, CAPSi, CAPS AD, CAPS AD III, Centros de Convivência/Cultura, Cooperativas Sociais, Consultórios de Rua, Escolas de Redutores de Danos, entre outros), começando pelas zonas Norte e Oeste.

12 – Vai democratizar as escolas ampliando a participação dos alunos, pais e profissionais de educação e garantir uma educação integral com programas de esporte, arte e cultura nas escolas e creches.

13 - Criará um novo plano de carreira para melhorar os salários e as condições de trabalho dos profissionais da educação, garantindo autonomia pedagógica aos professores, valorizando os Projetos Políticos Pedagógicos elaborados por cada unidade escolar.

14 - Ampliará o numero de creches e garantir que tenha professor em todas as turmas e vai garantir o acesso da comunidade escolar a equipamentos e instalações esportivas dos clubes de bairro.

15 - Oferecerá educação especial na perspectiva inclusiva, mantendo escolas e classes especiais para os que necessitem de condições específicas de atendimento que impossibilitem a frequência em turmas regulares e garantir que a comida servida nas escolas e creches seja livre de agrotóxicos e transgênicos.

16 – Vai auditar os contratos de concessão realizados pela prefeitura que não estejam de acordo com a lei, dando mais transparência e fortalecendo a fiscalização sobre as políticas públicas do município.

17 - Criará um gabinete virtual para garantindo total acesso das pessoas às informações da prefeitura e estabelecer o permanente diálogo com a população através da internet e conselhos de moradores em todas as regiões da cidade para debater e decidir sobre as políticas públicas dos seus bairros.

18 - Realizará a cada dois anos a Conferência Carioca para discutir com a população os principais desafios e soluções para a cidade, além de um programa de Orçamento Participativo para que todos possam opinar sobre como a Prefeitura usará seu dinheiro.

19 - Investirá em obras de saneamento ambiental, em especial na zona Oeste, garantindo vagas de trabalho para os moradores locais e transformando, assim, os investimentos em saneamento em uma política de geração de emprego aos trabalhadores da construção civil e obras de melhoria do espaço urbano no entorno dos comércios de bairro (em especial, rampas de acessibilidade, iluminação e banheiros públicos), começando pela zona Norte e Oeste.

20 - Incentivará a formação de cooperativas, fortalecendo as políticas de economia solidária e aprimorar os programas de garantia de renda mínima e utilizará imóveis públicos vazios em programas de moradia popular.

21 - Investirá na formação de professores e em material pedagógico para combater a discriminação e o preconceito nas escolas públicas e criará e conselhos de políticas públicas, em especial, os de defesa dos direitos das mulheres, negros, população LGBT, juventude e pessoas com deficiência.

22 - Garantirá o Estado Laico e a diversidade religiosa, em especial na educação pública e fortalecerá o Conselho Municipal de Cultura dando-lhe estrutura e capacidade de deliberar sobre as políticas públicas de cultura da cidade.

23 - Mudará a política de editais da prefeitura para fomentar a produção cultural permanente ampliará os pontos de cultura em todos as regiões da cidade, começando pelas zonas Norte e Oeste.

24 - Criará o Conselho Popular de Gestão da RioFilme para democratizar a atuação do órgão e estabelecerá política de financiamento e apoio às mídias populares e alternativas, desenvolvendo o Plano Diretor de Radiodifusão Comunitária.

25 - Integrará as políticas de cultura e educação para transformar as escolas em polos de preservação da memória dos bairros e promoção da cultura popular.

26 - Incentivará a criação de cineclubes nas escolas municipais, começando pelas zonas Norte e Oeste.

27 – Vai aprimorar as ações voltadas para beneficiários do Cartão Família Carioca, qualificando investimentos em políticas de erradicação da extrema pobreza.

28 - Integrará os abrigos do município aos serviços de saúde, educação, cultura, trabalho, esporte, lazer, habitação e geração de renda da rede municipal.

29 - Ampliará a participação dos moradores nas decisões que envolvam a segurança dos bairros.

30 - Realizará reformas nas calçadas, ruas, praças e parques para garantir a ampliação da iluminação pública, a retirada das grades e o aprimoramento da acessibilidade.

31 - Incentivará a ocupação dos espaços públicos com cultura, esporte e lazer: ruas ocupadas são mais seguras.

32 - Investirá na produção e sistematização de dados sobre conflitos urbanos.

33 - Criará centros de mediação voltados para a resolução dos conflitos urbanos em todas as regiões administrativas da cidade.

34 - Valorizará a Guarda Municipal, implementando um plano de carreira digno, estruturando uma corregedoria independente, garantindo acompanhamento psicológico e promovendo uma formação democrática fundamentada na garantia de direitos e na defesa das liberdades.

35 - Criará o Conselho Municipal de Esporte, dando-lhe estrutura e capacidade para deliberar sobre as políticas públicas de esporte na cidade.

36 - Ampliará o numero de quadras poliesportivas nas escolas da rede municipal.

37 - Criará um programa de incentivo para revitalizar os clubes de bairro e garantir aos alunos das escolas municipais acesso às instalações esportivas dos clubes.

38 - Estabelecerá um calendário municipal de competições esportivas nas diversas modalidades para fortalecer os esportes amadores e de alto rendimento.

39 - Transformará o Jardim Zoológico do Rio em um centro público de reabilitação, conservação e pesquisa da fauna nativa.

40 - Criará programas de acolhimento de animais resgatados de abandono e maus-tratos e promover campanhas de adoção.

41 - Planejará o fechamento de vias urbanas em diferentes bairros da cidade para promover o lazer nos finais de semana em todas as regiões do município.

42 - Implantará linhas de ônibus específicas para a articulação dos bairros com as áreas públicas de lazer da cidade.

43 - Planejará integração do Maracanã à Quinta da Boa Vista e a instalação do Parque Glaziou.

44 - Resgatar os espaços públicos da Marina da Glória e do Parque do Flamengo, combatendo a privatização da gestão e do uso dos espaços.

45 - Ampliará as áreas de lazer e descanso na cidade, recuperando os espaços públicos perdidos nos últimos anos e aproveitando as garagens, quadras, armazéns e terrenos baldios da prefeitura que estão abandonados para construir novas áreas de lazer.

46 - Realizará audiências públicas para deliberar com a sociedade civil os modelos de permissão que devem ser utilizados para desburocratizar as autorizações de uso do espaço público.

47 – Se comprometeu de conversar com as camadas mais pobres sobre os desejos de cada região da cidade.

48 – Prometeu combater as milícias e o tráfico, retirando a fonte de consumos como a venda de gás e TV a Cabo clandestina.

49 – Legalizará o transporte alternativo como moto-táxis e vans e conversará com os taxistas e Uber, melhorando o serviços de ambos para comodidade da população.

50 - É hoje o candidato mais capaz de derrotar a "República do PMDB" e "a Universal".
Além desses 50 motivos, você poderá acompanhar em seu site oficial todas as suas propostas e toda a verdade sobre os boatos vindo da extrema-direita e do sensacionalismo barato do Silas Malafaia. Então não deixe a nossa cidade na mãos deles e do PMDB, que mesmo não indo para o segundo turno, está apoiando o Crivella para continuar mandando na cidade e com futuros interesses para a permanência do estado nas eleições de 2018.

*Joseclei Nunes (@JosecleiNunes) é fundador e editor do blog Futebol Retrô. Escritor, graduando em história. Ama futebol, política e um bom papo de botequim.

0 comentários to “50 motivos para você votar em Marcelo Freixo”

Postar um comentário

 

Razão & Cultura Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger