quinta-feira, 14 de julho de 2016

1926, ano do primeiro e único titulo estadual do São Cristóvão


Hoje o Futebol Retro irá relembrar o primeiro e único titulo conquistado pelo São Cristóvão, clube da Zona Norte do Rio de Janeiro, no ano de 1926 conquistando o campeonato carioca de forma surpreendente na última rodada.

Fundado em 5 de julho de 1909, o São Christóvão Athletic Club seria criado com a finalidade de disputar os campeonatos metropolitanos de futebol. Na região também existia o clube de remo, fundado em 1898, mesmo ano da criação do Club de Regatas Vasco da Gama. Nos anos que antecederam o título de forma inédita, o clube apresentou boas campanhas no campeonato, terminando em terceiro nos anos de 1918, 1923 e 1924 e em 1925, terminaria a competição em sexto.

Em 1926, o clube resolveu fortalecer seu elenco para disputar com os favoritos que eram Vasco, Flamengo e Fluminense. Na estreia, na primeira rodada, a equipe venceu o Botafogo por 6 a 3, mas perdendo de 6 a 2 para o Fluminense na rodada seguinte, voltando a vencer novamente contra Vila Isabel por 3x2, mas perdendo na rodada seguinte para a equipe do Vasco da Gama por 2x1. Após a derrota para o clube da colina, o São Cristóvão emplacou sete rodadas sem perder, goleando o Flamengo por 5x0 e S. C. Brasil por 8x2, depois viria a vitória sobre o Syrio Libanez por 3x1, o empate com o Bangu por 2x2 e as vitórias sobre o América por 3x1, Botafogo por 4x3 e Fluminense por 4x2, perdendo novamente para a equipe do Vasco por 3x2, em partida valida pela terceira rodada do segundo turno, se tornando o principal concorrente pela disputa do título carioca.

Nas rodadas seguintes veio mais uma série de vitórias consecutivas sobre Vila Isabel (2x1), Brasil (6x0), Syrio e Libanez (7x5) e Bangu (2x0), colocando o clube na briga pelo título com 27 pontos ao lado do Fluminense. O Vasco estava com 29, com dois jogo a mais e com a participação encerrada no campeonato. No dia 19 de setembro de 1926, o São Cristóvão empatou em 4 a 4 com o América beneficiando da derrota do Fluminense para o Flamengo por 2 a 0, mas precisando vencer a equipe Rubro-Negra na partida decisiva, que seria decidido na quinta rodada no returno, perdendo por 3 a 1, mas a partida seria remarcada para o dia 21 de novembro de 1926 no estádio na Rua Paysandu. Na partida, o São Cristóvão sobrou em campo. Com três gols do Vicente em e dois do Jaburu, o time da Figueira de Melo fez 5 a 1 e conquistando, pela primeira e única vez, o Campeonato Carioca. Depois do título carioca, o técnico Luís Vinhaes ganhou espaço. Em 1934, foi o treinador da seleção brasileira na Copa da Itália. Em 1933, levou o Bangu a seu primeiro título carioca.

Outros grandes momentos da equipe do São Cristóvão


Além do Carioca de 1926, o São Cristóvão também conquistou o Torneio Início em 1918, 28, 35 e 37 e o do Torneio Municipal de 1943, competição em pontos corridos de um turno com América, Bangu, Bonsucesso, Botafogo, Canto do Rio, Flamengo, Fluminense, Madureira e Vasco. Em 1953, foi campeão do Torneio Quadrangular Cidade de Campinas, disputado contra Guarani, Ponte Preta e o America Football Club, do Rio de Janeiro. O clube teve ainda os artilheiros dos campeonatos cariocas de 1919 (Braz de Oliveira, 24 gols), de 1926 (Vicente, 26 gols), de 1928 (Vicente, 20 gols) e de 1943 (João Pinto, 26 gols).

O campeonato de 1926 foi conquistado brilhantemente, com 14 vitórias, 2 empates e 2 derrotas. Vários grandes foram goleados. O Botafogo perdeu de 6x3, o Fluminense de 4x2 e o Flamengo duas vezes, 5x0 e 5x1. O São Cristóvão já usava seu tradicional uniforme branco. Aliás, a agremiação não possui fardamento reserva, fato único no futebol mundial, além disso esse campeonato seria o fim da briga entre os clubes pela questão de ter jogadores negros e pardo no campeonato. Assim como o Vasco, o São Cri-Cri, como era conhecido também tinha um time mestiço e com o título, clubes como América passaram a ter jogadores negros em seu plantel a partir de 1927, conforme foi citado no livro O negro no futebol brasileiro, do jornalista Mário Filho.

Hoje a equipe está na segunda divisão do Campeonato Carioca e ficou conhecido como a equipe que revelou o atacante Ronaldo, tendo em seu estádio a frase "Aqui nasceu o fenômeno".

Ficha técnica do jogo do título: Flamengo 1 x 5 São Cristóvão
Data: 21 de novembro de 1926
Local: estádio da Rua Paysandu (Rio de Janeiro)
Árbitro: Carlos Martins da Rocha
Flamengo: Amado; Pennaforte e Hélcio; Favorino, Flávio (Alfredo) e Japonês; Allemand, Aché, Nonô, Fragoso (Vadinho) e Moderato.
São Cristóvão: Paulino; Póvoa e Zé Luiz; Julinho, Henrique e Alberto Corrêa; Jaburu, Octávio, Vicente, Arthur e Teófilo.
Gols: Allemand, Jaburu (2) e Vicente (3)

Joseclei Nunes (@JosecleiNunes) é fundador e editor do blog Futebol Retrô. Escritor, graduando em História. Ama futebol, política, escolas de samba e um bom papo de botequim.

Curta nossa Página no Facebook (Clique aqui) e no Twitter (Clique aqui)

0 comentários to “1926, ano do primeiro e único titulo estadual do São Cristóvão ”

Postar um comentário

 

Razão & Cultura Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger