terça-feira, 22 de novembro de 2011

Um pontapé inicial para o carnaval 2012


Texto: Joseclei Nunes (@JosecleiNunes)

Um salve para os amantes do samba. Mais um carnaval esta chegando e nossos corações começam a bater mais forte. Quando a campeã encerra o seu desfile no sábado das campeãs, começa os troca a troca, como todo lugar, o carnaval se rendeu ao capitalismo (veja Império Serrano 1982 e São Clemente 1990).

Depois desse período, as escolas escolhem seus enredos, suas sinopses e enfim os sambas enredo, depois disso anunciam protótipos das fantasias, os ensaios, as alegorias até o inicio de cada desfile, um trabalho que leva 8 meses a 1 ano.

Mas vamos falar do carnaval de 2012. Um pontapé foi dado, e as expectativas só aumentam para enfim chegar o carnaval. Como sempre virão bons desfiles, bons sambas e como sempre, vem as novidades que de fato e como todo ano emocionam os expectadores e a todos os amantes do samba.

Em 2012 teremos muitas diversidades, enredos que homenagearão os pintores Romero Britto e Portinari, o escritor Jorge Amado e os 100 anos do nosso grande Luiz Gonzaga. O Brasil também será homenageado com enredos em homenagem ao Maranhão e a Bahia, sem falar do nosso cordel, uma leitura tipicamente brasileiro e o cacique de ramos que faz parte da história do nosso Rio de Janeiro. Virão também enredos como Angola e Londres, além de enredo como superação e o leite e a história dos musicais.

Agora com a definição dos sambas, em tese, temos basicamente 60% do que podemos ver na avenida, mas samba enredo, como enredo, não ganha sozinho, pois tudo depende do desfiles de cada escola, mas mesmo assim, nas conversas em bares, ou entre amigos, escolhemos nossas favoritas e fazemos nossas apostas, como se fosse um campeonato de futebol, onde virmos na nossa visão através do elenco ou algo mais e eu também tenho a minha opinião e vou divulgar aqui para todos que lerem esse artigo.

Vou falar por ordem de desfile escola por escolas, seus enredos e a expectativa que eu tenho por cada uma delas.

Domingo

Muitos falam que desfilar domingo não seria um bom dia, pois a campeã sempre sai na segunda, mas temos exemplo como a Tijuca em 2010, mas domingo teremos escolas de tradições que na minha opinião, ainda mais esse ano, poderá pintar a campeã.

Renascer de Jacarépagua: Dupla batalha para se manter no especial. Primeiro vencer “o preconceito dos jurados” em questão de toda primeira escola, que nos últimos anos, só a ilha conseguiu, que foi em 2010, segundo, empolgar a sapucai com seu fraco samba, mesmo sendo letra do Claudio Russo, mas acho que a escola deixou um pouco a desejar, mas tudo é possível, já que a renascer não era favorita em 2011 e mesmo assim levou o titulo do acesso.

Portela: Um ano que poderá ser inesquecível para a minha querida escola. Enchei em cheio no enredo homenageando nossa guerreira Clara em musicas falando da Bahia, mas é preciso vencer a desconfiança. É uma escola tradicional, vai ser a segunda de domingo e ainda tem que vencer os problemas internos, pois nos 2 últimos anos, passou por dificuldades e atrasos em seu barracão, mas tirando isso, tem um samba antológico, bem falado por todos e a sua comunidade que fará de tudo para quebrar esse jejum de 32 anos.

Imperatriz: Jorge Amado merecia essa homenagem pelos seus 100 anos, mas esse enredo não entrou na minha cabeça. A Imperatriz vem a muito tempo sobrevivendo com seus belos sambas, e depois de anos de Rosa Magalhães, será o terceiro ano do Max, mas achei o samba fraco, a escola já tem uma fama de não empolgar, mas Dominguinhos tem talento, além da bateria, porém acredito que ficara na parte intermediária.

Mocidade: “Por ti, Portinari” Confesso que gostei do enredo e achei o samba uma obra prima. Mocidade vem com um samba empolgante, uma bateria, agora no comando do mestre Odilon, além da estreia do Alexandre Louzada, que com toda sua experiência, virá para somar, porém a mocidade precisa vencer os problemas internos, para enfim a estrela de Padre Miguel voltar a brilhar.

Porto da Pedra: Entra ano, sai ano e o Tigre de São Gonçalo insiste em replicar uma forma que a própria escola está cansada de saber que não dá certo. Vem com uma troca de carnavalesco a vésperas e sem falar do Wander Pires que já derrubou Ilha e Viradouro para o acesso. Há anos a escola vem se mantendo no especial, mais esse ano o enredo e o samba é fraco e creio que esse ano é grande favorita ao acesso.

Beija-Flor: Falar de Beija-Flor é uma coisa que vem gerando certas polemicas. Enredos como Brasília, Roberto Carlos e agora Maranhão. Apesar de toda sua história que Maranhão tem, é o lugar mais pobre do Brasil e há anos esta no controle da família Sarney, mas tirando isso, o samba é como todo ano, um padrão básico bem nilopolitano, mas o enredo é rico e mesmo falando de beija-flor, creio que em 2012 não leva, mas briga.

Vila Isabel: Se muitos falam do samba da Portela, tenham uma atenção para o samba da Vila. A última de domingo, vem falando mais uma vez de Angola e África, mas creio que será um belo desfile, como nos anos anteriores. Belo enredo, ótimo samba, mas parece que pra mim falta algo para ver a Vila Isabel como campeã, mas creio que a sua vaga para as campeãs é certíssima.

Segunda-Feira

Depois de sete escolas no domingo, teremos mais sete escolas, sendo 3 delas vem com toda força para o título, mas será que a campeã sairá mais uma vez na segunda?

São Clemente: “Tem bububu no bobobo” Uma escola com histórico de irreverente, essa é a São Clemente. Confesso que gostei muito do enredo e do samba. Além de alegre, será cantado pela revelação Igor Sorriso, mas resta saber se vai empolgar a Sapucaí, pois tem a difícil missão de abrir segunda-feira, mas com enredo mais uma vez irreverente e um samba que me agradou, tem tudo para ficar no especial, basta apenas fazer um belo desfile.

União da Ilha: A sinopse não ajudou, embora contenha tudo que a Ilha vá levar à Sapucaí, complicou a vida dos compositores, e por consequência a safra não teve uma obra que se pudesse considerar completa, o que propiciou a fusão entre duas obras, onde minimamente a escola procurou manter a irreverência e a alegria da Ilha, diferente dos anos anteriores que escola apresentou no grupo especial. Mesmo com enredo mais ou menos, a Ilha tem uma comunidade apaixonada, um carnavalesco que vem melhorando a cada ano e um presidente dado como paizão, mas creio que não caia e nem volte no sábado, fica na zona intermediaria.

Salgueiro: Acho que esse ano o Salgueiro deixou a desejar, pois apesar de muitos amigos e parentes gostarem do samba, mas não me agradou. Um enredo bom, de fácil entendimento e na mão de um Renato Lage, tudo é possível, mas falar de Salgueiro é falar de favorita, pois vem fazendo belos carnavais, agora falta saber se os carros mais uma vez terão dificuldade de entrar e não atrasar, tirando isso, briga pelo título.

Mangueira: Cacique e Mangueira, um casamento que tem tudo para dar certo. Ambos tem história e muitos baluartes. O ponto forte na minha opinião é o samba, que apesar de simples é contagiante, pois vai ser impossível alguém não decorar o samba que é uma obra prima. Basta agora Cid Carvalho, em sua estreia, mostrar pra que veio, pois se for como eu penso, ninguém esse ano segura a Mangueira, pois pra mim é a grande favorita de segunda.

Unidos da Tijuca: Uma verdadeira prova de fogo para Paulo Barros, pois não será um enredo inventado. Luiz Gonzaga, o rei do baião. Uma história bela e rica, porém o samba não esta em suas alturas, mas tem pontos fortes como o refrão. O enredo é bom e na mão de Paulo Barros, será perfeito, basta agora esperar fazer um desfile típico de escola de samba e não fazer teatro, mas mesmo assim não leva, mas volta sábado.

Grande Rio: Superação. Quem nunca se superou de algo? Enredo bom, mas tirando o que houve em 2011, a Grande Rio tem que se superar dela mesmo. Gostei do enredo, porém não curti o samba, mas tem nas mãos a chance de ser a ultima de segunda e encerrar os desfiles, mas precisa vencer ela mesmo e a desconfiança de ser a escola dos globais, mas apesar disso tem caxias ao seu lado e brigará pelo título.

Terminando, quero lembrar que isso é apenas uma opinião pessoal, mas creio que seja na base como eu tenha citado. Agora é curtir os ensaios técnicos, tirarem suas conclusões, para enfim assistirmos o desfile, debatermos na terça de carnaval e enfim esperar o resultado na quarta de cinzas.

Enquanto vivemos nas expectativas, então até la, vamos cantar e sambar e parabéns a todas escolas, pois já são campeãs desde já...

2 comentários to “Um pontapé inicial para o carnaval 2012”

  • 24 de novembro de 2011 às 03:40
    Andy A. says:

    Eu amoooo o carnaval do rio Salgueirense de coração e adorei seu post vou opinar um pouco também como você ...
    RENASCER acho o tema interessante mas tem razão quando comentou de ser a primeira a desfilar e outra coisa que eu e um amigo estávamos falando hoje mesmo Romero é colorido e o colorido leva ao mau gosto , coisa que com escola pequena fica mais evidente .
    PORTELA a grande chance dela pois o enredo é disparado o melhor além do samba que já nasceu clássico , mas ... será possível vencer as $$$$ a azul e branco tem tudo para estar nas campeãs
    IMPERATRIZ gostei um pouco do samba mas acho que desta vez ela não vai longe
    o Max tem talento mas este enredo mesmo sendo para o maravilhoso Jorge não tem a mínima cara de campeão
    MOCIDADE é a minha maior preocupação esse enredo pode ser muito cultural , mas nada a ver com a mocidade , presumo eu que as alegorias não vão ser aquilo tudo e dificilmente vamos ver algo novo e belo
    PORTO DA PEDRA concordo em Tudo com vc a Port com certeza é favorita o samba
    é horrível demais o enredo pior ainda , sem criar polêmica mas a porto talvez seja a salvação da Mocidade
    BEIJA FLOR acho o enredo que já foi parcialmente feito pela Mangueira muito bom terá carros com muita informação junta .. encantaria ... mangueira com a marrom joãozinho trinta .. tb acho que não leva mas que vai ser impactante visualmente vai ... para o bem e para o mal ...
    VILA ISABEL concordo com a vaga com certeza estará , o samba achei bem bonitinho e Rosa é maravilhosa mas talvez vença com o percalço de outra co-irmã ...
    SÃO CLEMENTE acho o enredo meio fraco , o samba bem popular e isso é bom , algo me diz que permanece , adoraria pois gosto da escola
    ILHA tem seu povo que vai segurar um samba fraco e um enredo terrível , mas se no ano passado sem concorrer com todos os percalços foi muito bem acho que se segura no grupo .
    SALGUEIRO aí é difícil falar , o enredo bom , samba bom e com certeza Renato vai fazer muito , desfile das campeãs estará , mas eu espero que a minha escola não dê uma de BF e venha com carros não tão grandiosos , que a minha escola deixe um pouco a arrogânciazinha que está começando ...
    MANGUEIRA acho o enredo ótimo assim como a Portela , mas samba no pé hoje em dia só é 50% ainda tem uma parte de luxo a lá Bf ou Impacto a lá Tijuca , com certeza estará nas campeãs , mas acho que não com o título
    TIJUCA onde estará Michael Jackson e o Et ?? kkkk mas a Tijuca volta com certeza pois Paulo tem seu valor , mas acho q não ganha
    GRANDE RIO tem a sua chance , o enredo parece ser emocionante , mas acho q difícil de desenvolver , mas com certeza virá bem ...
    Ficamos nervosos com o que pode acontecer mas um resumo meu eu digo , que a MOCIDADE tenha cuidado , que a PORTELA segure o maravilhoso enredo que vai levar , meu SALGUEIRO um pouquinho menor ou mais organizado e a PORTO DA PEDRA que reze ... sem ofensas pois gosto de todas ...
    ótimo blog estarei sempre aqui se puder seguir o meu , blog de cultura pop mas em breve perto do carnaval postarei minha grande paixão ...
    um abraço

    http://andyantunes.blogspot.com/

    delete
  • 17 de janeiro de 2013 às 14:41
    Anônimo says:

    Apontou aí que a Tijuca não ia brigar pelo título? e mesmo assim foi a campeã, hahahaha!!! e lógico que e apenas palpite. mais o favoritismo mesmo e lá, na Sapucaí?

    delete

Postar um comentário

 

Razão & Cultura Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger