O aumento das passagens foi de 11,7% no Rio de Janeiro |
Assim como todo inicio do
ano, as passagens aumentam, porém esse ano ela chegou a R$ 3,80, tendo um
aumento de 11,7% aprovado pelo prefeito Eduardo Paes (PMDB). Seu secretário de
Transportes, Rafael Picciani sem cumprir algumas promessas que ele prometera em
sua gestão como toda frota com ar condicionado, além da redução da frota de
ônibus, com cortes de linhas para a zona sul do Rio, principalmente nas linhas
vindo da Zona Norte. Também está previsto o aumento nas barcas, nos trens e até
no metro.
As barcas subirão em 12 de
fevereiro, de R$ 5,00 para R$ 5,60 (Praça 15-Araribóia), alta de 12%. A tarifa
social passará de R$ 3,50 para R$ 4,10. As datas de reajuste são diferentes por
causa dos contratos. O metrô, atualmente em R$ 3,70, só deve ter alta em abril.
Os reajustes das três concessionárias da Agetransp devem sempre ser anunciados
com pelo menos um mês de antecedência. Mas quem ganha com o aumento das
passagens?
Esse aumento ocorreu após o
governo federal anunciar o aumento do salário minimo de 8,83% em 2015 (de R$
724 a R$ 788), ou seja, uma porcentagem maior do que o trabalhador assalariado.
Além disso, esse aumento lucrará mais ainda para os empresários de ônibus, onde
costumam financiar as campanhas eleitorais dos candidatos de quase todos os
partidos da prefeitura, com exceção do PSOL, que abriu um processo para vetar o
aumento e não aceitam doações de empresas.
Utilizando o comentário do
candidato a governador em 2014 pelo PSOL Tarcisio Motta: "a mobilidade urbana é um direito de todo cidadão, mas no mundo em
que vivemos se transformou em mercadoria cara e lucrativa para um pequeno grupo
de empresários que controla as concessões públicas. (...) A opção pelo
rodoviarismo no transporte público da cidade do Rio de Janeiro aliada à falta
de transparência e controle sobre as planilhas das empresas gerou uma situação
onde os donos das empresas de ônibus ganham tudo e quem paga a conta é o
trabalhador carioca. Vejam vocês: isenção de ICMS, redução do ISS de 2% para
0,01%, redução do IPVA pela metade e agora, 13,3% de aumento na tarifa! Isso é
um assalto! O Ministério Público e a Defensoria Pública já se manifestaram,
afirmando que vão questionar o aumento na justiça, mas nós sabemos que é a
mobilização popular que pode barrar mais esse absurdo", falo sobre o
enriquecimento de Jacob Barata, de 83 anos, conhecido como “Rei dos Ônibus”,
que segundo o artigo do vereador pelo Rede-RJ Jefferson Moura (Clique Aqui)
teria “participação em 16 empresas de
ônibus municipal no Rio. Entre 2006 e 2007, o HSBC “private bank” de Genebra,
na Suíça, indicava que Jacob mantinha US$ 17,6 milhões em uma conta conjunta
com a esposa Glória e os filhos Jacob Júnior, David e Rosane.” Jefferson
Moura ainda comenta sobre as oligarquias: Se
existem “perdas” para os empresários do setor de transportes, por que o povo
tem que tapar este rombo? Por que as oligarquias políticas que comandam o Rio
acham que é normal que no período de crise o povo tenha que se sacrificar e
pagar mais caro pelo transporte? Se há uma crise, o povo não deveria ser
poupado? Por que os lucros dos empresários são garantidos pela Prefeitura e o
suor dos trabalhadores tem que bancar o aumento? E as transferências de
recursos públicos para estes empresários de transportes, por que nós pagamos
essa conta?
Os lucros das empresas estão
mantidos, Paes, assim como o secretário municipal de transporte Rafael
Picciani, o PMDB e seus aliados continuarão recebendo doações para suas campanhas,
lembrando que esse ano haverá eleições municipais e eles querem continuar no
governo, mas o povo, principalmente o trabalhador que mora na Zona Oeste e
Norte pagará as contas com ônibus precários, sem ar condicionado, além de
segregar esses moradores, cortando ônibus para Zona Sul, dificultando sua a ida
às praias por exemplo. Além dos ônibus, não temos para onde correr. Os trens
pioraram nos últimos anos na gestão da SuperVia, não cumprindo horários,
apresentando problemas diários, além da superlotação, onde muitos dos carros
tem ar condicionado desligado.
A prefeitura não aprendeu
com as manifestações de 2013 e naquela época, a passagem era de 2,75, ou seja,
em dois anos tivemos um aumento de 1,05, mas nesse mesmo tempo, não vimos
melhoras nos ônibus. Agora precisamos pensar nas eleições e vejamos para quem
realmente a gestão Paes beneficiou, pois no inicio do ano que vem, quem sabe
chegaremos na passagem acima de 4 reais, sem nenhuma mudança na mobilidade
urbana do Rio de Janeiro.
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