quinta-feira, 24 de março de 2011

Brasil: Um país de que?



Por Joseclei Nunes

  A cada notícia que assistimos pela televisão, jornal, internet e outros meios, ficamos cada vez mais surpresos pelos nossos governantes.

  Pois acabo de ver nos noticiários, mas uma nova dessa politicagem onde o STF (Supremo Tribunal Federal) acaba de vetar a lei da ficha limpa, que não irá valer nas eleições de 2010 e sim e 2012.

Sendo isso, teremos alguns candidatos que estão respondendo processos de abuso de poder econômico, escândalo de mensalão, compra de votos, etc...

  Mas o que podemos fazer?Apenas nada. Pois a lei da ficha limpa foi uma luta da sociedade para tentar acabar com essa podridão que é a nossa política, mas acaba perdendo, pois na verdade o interesse de nossos políticos é para si próprio.

   A cada semana, mês, ano e década. No Brasil nada muda. Temos os mesmos políticos que está há 10 ou 20 anos ocupando a mesma cadeira, fazendo as mesmas coisas, mas no fim, reclamamos e acabamos votando nessa mesma pessoa novamente. Eles aumentam os próprios salários em votações extraordinárias e enrolam para aumentar o salário do próprio povo que colocam eles no parlamento. Criam investimentos milionários para copa, olimpíadas, mas esquecem de investir em educação, saúde, segurança e infra-estrutura.

  Só em 2011, teremos aumento de passagens de trens, metrôs, ônibus. Aumento de imposto de renda, táxis, remédios e outras surpresas que devem vir durante ao ano, mas o aumento da população não vale para comprar um simples pacote de arroz, criando um descaso para a população.

  Infelizmente, temos ainda que submeter a esses tipos de coisa, sendo que a nossa política a cada momento nos surpreende com noticias que apenas beneficiam eles e não a nós mesmo, mas vêm às próximas eleições, vão nos prometer mais saúdes, educação. Vão entrar em nossas comunidades preocupadas com as carências do local, prometendo fundos e mais fundos, pois após de ser eleito, vão esquecer do povo, da comunidade, das carências, etc...

  Bem, passa ano, eleição e nada mudam... Aparecem novos projetos para nos ludibriar e na hora da decisão final, acaba em pizza. A ficha limpa era uma solução, onde poderíamos acreditar que a política do Brasil talvez fosse mudar pelo menos um pouco, mas a decisão de ontem, infelizmente não foi o que a população brasileira esperava, pois ainda teremos que ver políticos que estão em processos nos “representando” no parlamento. Mas a luta ainda continua, pois esperamos que pelo menos isso pudesse valer nas eleições de 2012 e já com a lei da reforma política aprovada, mas creio que hoje isso seja apenas um sonho, que talvez não seja realizado, pois hoje não podemos confiar nem em governo e nem em oposição, pois mantendo ou mudando, eles continuarão pensando neles e em seus bolsos e tratando a população brasileira como ratos...

"É um baita retrocesso no combate à podridão na política. Mas vamos lutar ainda. (...) Decisão judicial tem valor jurídico, mas vamos questionar. Nós vamos nos insurgir, não com coquetéis molotov, mas dentro dos meios democráticos." Dep. Chico Alencar (PSOL-RJ)

“Eu fiquei bastante surpreendido. Porque se levarmos em conta a vontade do povo, que foi objeto de consideração pelos representantes do povo no Congresso Nacional, a Lei da Ficha Limpa deveria já estar valendo.” Senador Eduardo Suplicy (PT-SP)

"O ministro Luiz Fux, no seu primeiro voto importante, frustrou a expectativa de toda a sociedade brasileira e jogou por terra a validade de um projeto de iniciativa popular que contou com o apoio de milhões de brasileiros. Isso é um golpe contra aqueles que lutaram pela melhoria da qualidade na política." Dep Rubens Bueno (PPS-PR)

3 comentários to “Brasil: Um país de que?”

  • 24 de março de 2011 às 23:03

    tem gente que acha que esse tipo de visão e pessimista, mas pede a eles que vivam nossas vidas por dois dias e eles vão nos chamar de guerreiros enquanto o governo nos chama de palhaços eles colocam um palhaço analfabeto no ministério da educação e nos temos que achar graça depois dizem q palhaços somos nos .

    delete
  • 25 de março de 2011 às 03:17
    Anônimo says:

    A questão é que é muito dificil mudar a estrutura política pela via institucional.

    Acho que apenas a luta de movimentos sociais e populares poderemos mudar isso.A luta contra a corrupção e os fichas sujas deve ser travada no ambito não-institucional,além do institucional.

    O governo Lula que teve mais 80% de popularidade perdeu o exelente momento de romper com isso.O que Lula deveria fazer era dar um chute nos lacaios do PMDB e convocar uma assembleia lesgilativa para haver realmente um mudança estrutural na política brasileira.

    Mas que pena que eles não pessam assim,ou pessavem por que a Dilma e seu governo tecnico é outra coisa.

    abraços!

    @aloisiofcs

    delete
  • 26 de março de 2011 às 16:47
    Herege says:

    Podemos sim, mandar o CQC lá. Mostrar a cara deles e fazer os filhos deles terem vergonha de andar com aqueles porcos nas ruas.

    delete

Postar um comentário

 

Razão & Cultura Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger